Nesta semana, pude ministrar um workshop de coloração pessoal e visagismo na Faculdade Anhanguera, em Belo Horizonte, voltado para profissionais da área de estética, abordando três técnicas essenciais para um atendimento mais humanizado e focado na satisfação da cliente: visagismo, maquiagem e coloração pessoal. O objetivo foi capacitar essas novas profissionais para oferecerem um atendimento que vai além da estética, conectando imagem e identidade de forma personalizada.
Esse post irá contar sobre o evento e falar sobre estes tópicos importantes para um atendimento personalizado e humanizado.
Workshop de coloração pessoal e visagismo: resolvendo um problema de todos
A história que me fez decidir querer aprender sobre auto maquiagem e que me levou a me tornar visagista e me desenvolver na profissão foi um mau atendimento que recebi, onde em um dia especial, o profissional ignorou meus desejos e desenvolveu seu trabalho sem levar em consideração o que eu havia dito.
Em uma breve pesquisa, descobri que 9 anos depois, esse problema persiste e as campeãs de reclamação sobre o setor, são: falta de atendimento personalizado, o maquiador impor seus gostos na cliente e a realidade muito diferente da expectativa criada.
Nosso workshop teve como premissa usar das ferramentas: coloração pessoal e o visagismo para ajudar maquiadoras e outras profissionais da área da beleza a desenvolverem um atendimento personalizado que realmente ajude a cliente a ter mais satisfação com o atendimento recebido.
Visagismo: A base para um atendimento personalizado
O visagismo é um serviço 100% personalizado e minucioso. Mais que um resultado personalizado, ele proporciona um olhar aguçado aos profissionais estetas, capacitando entender muito mais que simetrias e harmonias, às necessidades psicológicas de cada cliente.
Através dos conceitos do visagismo, como os 4 temperamentos faciais, pudemos abordar a variedade que temos de formas de gostos por maquiagem e diferentes perspectivas que as clientes podem ter ao buscar um serviço, resultando em diferentes formas de desejo de resultado.
A boa profissional precisa conseguir compreender aquele rosto e também a personalidade por detrás do rosto para obter bons resultados.
O visagismo, alinhado a uma boa percepção e olhar interessado, podem elevar o valor d atendimento e proporcionar à cliente um sentimento de real cuidado e interesse por parte do profissional.
Maquiagem e a personalidade
A maquiagem é pintar uma “tela 3D”, que tem sentimentos, uma história e expectativas. Maquiar uma pessoa é poder realçar sua personalidade, mudar elementos da personalidade. A profissional maquiadora precisa tomar muito cuidado e ser meticulosa a decidir o que ficará melhor para aquela cliente.
Para além do visagismo, é necessário sentir sentimentos por detrás daqueles objetivos de imagem e decifrar o que a cliente realmente deseja.
Nem sempre a maquiagem indicada para aquele temperamento será a maquiagem ideal para aquela pessoa, devido à história pessoal da cliente.
Coloração Pessoal: Criando harmonia e bem-estar com as cores certas
A coloração pessoal é um grande trunfo para a maquiagem. A cliente e profissional podem sentir-se mais seguras em relação ao resultado, se já souberem as cores que vão valorizar a cliente.
A coloração pessoal garante que a maquiadora escolha as cores que já harmonizam com o subtom de pele da cliente. Seja qual for a cor desejada pela cliente, haverá um tom daquela cor indicado para ela.
Este saber ajuda não apenas na segurança da cliente, mas, também, da profissional, que tomará melhores decisões, terá um atendimento otimizado, ainda que personalizado.
A profissional poderá também dar melhores conselhos à cliente caso ela tenha o desejo de usar cores que não lhe favorecem, após desenvolver sua percepção visual e senso estético.
Workshop de coloração pessoal e visagismo: A cliente como centro do atendimento
Todas as técnicas estão ao dispor da profissional para ser usada da melhor forma e, a melhor forma, é a que fará com que a cliente sinta-se bem com sua imagem, cabelo ou procedimento.
Até mesmo para fazer indicações contrárias ao pedido inicial da cliente, é necessário empatia e entendimento do assunto para aconselhar a cliente com o que é melhor para ela.
Caso a profissional não tenha um atendimento especializado para um resultado em específico, ela deverá estar sempre atenta ao que a cliente deseja e fazer o possível para atendê-la valorizando o que ela diz e fazer intervenções de forma pontual, quando for necessário.
A intervenção arbitrária pode deixar a cliente frustrada com o descaso com seus objetivos e desejos. Sensibilidade e prontidão para ouvir e examinar o que ela deseja é o caminho para um atendimento personalizado, verdadeiramente.
Workshop de coloração pessoal e visagismo: a Prática
Ao final do Workshop, as alunas puderam perceber, ainda que com iluminação artificial, que as cores podem harmonizar ou destoar das cores já existentes na cliente. Entenderam a importância de desenvolver seu olhar e senso estético para fazer melhores indicações que realmente harmonizem com a cliente.
Se você deseja me convidar para Workshops e aulas sobre estes e outros temas, entre em contato por meu email: [email protected]
Gosta de desconto?
Use meu CUPOM DE DESCONTO NO APLICATIVO C&A (12% de desconto sem mínimo): PRESENTENOAPP
Código da consultora para desconto nas compras acima de R$ 149,00: escolhasblogdacarol
Minha loja C&A, aqui
Compre roupas Clássicas e românticas em minha loja Dudalina: Escolhas da Carol Dudalina
Compre em minha loja ZZ’Mall (multimarcas) aqui, use meu CUPOM: ZZCUPOM10515