Descubra 4 mitos sobre a imagem feminina e entenda as formas como a indústria te mantém insatisfeita com sua imagem

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A indústria de beleza e moda promove constantemente certos mitos sobre a imagem feminina, como sendo ideais a serem alcançados, ressaltando que, para sermos vistas como belas e adequadas, precisamos atender a esses padrões.

Neste post, vamos explorar mitos sobre a imagem feminina que são comuns; como eles afetam a autoimagem e, principalmente, como podemos nos libertar dessas ideias e encontrar um estilo genuíno e que valorize nossa verdadeira identidade.

Mitos sobre a imagem feminina e a pressão social

mitos sobre a imagem feminina e a pressão social blog carol de oliveira

O apelo por seguir certos padrões estéticos está mais presente do que nunca, embora tenhamos a sensação de que somos mais livres para escolher, do que antes.

Todos os dias aparecem pessoas nos incentivando a ter determinado comportamento ou aparência para sermos “aceitas”, e desfrutar da boa aceitação social.

Essa pressão pode se dar de várias formas, que vão desde a maneira de como você se cuidada, até, é claro, a maneira como você se veste e se posiciona socialmente.

Mas, será que esses padrões são realmente reais e essenciais para nos sentirmos belas, femininas e confiantes? Precisamos mesmo buscar ser aceitas, a custa de nossa autoestima e valores?

Os mitos sobre a imagem feminina permanecem, muitas vezes intactos, porque o próprio meio social favorece, através dos julgamentos feitos, pelas próprias mulheres, em relação a aparência uma das outras.

Para vencer esses mitos, é necessário, também, não apenas criar muros contra essas críticas, mas ser a pessoas que não propaga e perpetua essas ideias que afetam a confiança das mulheres todos os dias.

Mitos sobre a imagem feminina, como surgem

mitos sobre a imagem feminina, como surgem blog carol de oliveira

Embora sempre acusemos somente a indústria sobre criar estes padrões, ela, na verdade, apenas cria produtos para estas demandas e reforçam absurdamente o desejo.

Porém, precisamos levar em consideração que nossos desejos florescem de uma necessidade percebida. Como nos relacionamos uns com os outros e, conforme as hierarquias que nós mesmas criamos, vamos selecionando aquilo que acreditamos ser bom para nós e nossa família.

A maneira que a sociedade se comporta e dita suas regras, é o que a indústria vai te mostrar como você deve consumir para ser aquela pessoa.

Desde revistas de moda, até publicidades em redes sociais, esses meios sugerem que precisamos de certos produtos ou transformações para sermos aceitas e felizes.

Mas o que muitas vezes não percebemos, é que a beleza e o estilo vão muito além de um padrão imposto; eles devem refletir nossa individualidade e personalidade. Elas devem estar atreladas a quem somos e ao estilo de vida que levamos.

Seguir padrões sociais ao vestir, é estar ataviada com os valores da sociedade vigente. Reflita: que retrato a moda tem mostrado de nossa sociedade?

Os mitos sobre a imagem feminina sempre existiram e sempre existirão. Porém, a decisão é nossa, de serguir, ou não.

Libertando-se do mito sobre a imagem feminina para se permitir conhecer a si mesma

A chave para se libertar esses mitos sobre a imagem feminina, é entendê-los, identificá-los no dia a dia e substituí-los por percepções que fortalecem nossa confiança. Ou seja, pelo autoconhecimento que te permite fazer escolhas que te fazem bem e te completam, em vez de te causar insegurança e instabilidade.

Os mitos mais comuns sobre a imagem feminina

Mito da imagem feminina 1: A beleza depende de produtos caros:

mito 1: a beleza depende de produtos caros blog carol de oliveira

Um dos mitos sobre a imagem feminina mais fortes é a ideia de que a beleza só pode ser alcançada por meio de produtos e tratamentos caros.

A indústria muitas vezes retrata que sem produtos especificamente caros, não é possível se cuidar e ficar bonita e feliz com sua autoimagem.

Embora seja sabido que devido ao estilo de vida que temos, em contato com poluentes, químicos, estresse, ansiedade, problemas relacionados ao sono, etc., precisamos nos cuidar pela alimentação, das emoções e, é claro, também fazemos uso de produtos que vão nos ajudar nessa missão de autocuidado.

No entanto, a verdadeira beleza não está necessariamente em produtos caros, mas sim, em encontrar produtos que estejam de acordo com nossa pele e cabelo (você sabe que tipo de pele você tem?), com a escolha de produtos que não tenham agentes nocivos à saúde.

Há muitas alternativas acessíveis e naturais que podem ser incorporadas ao dia a dia para cuidar de nossa beleza e saúde, sem que nos tornemos reféns do preço das coisas.

O autocuidado pode ser feito sem exageros. Não é proibido e menos ainda desaconselhável comprar produtos caros. O que quero que tenha em mente é que você não deve ser refém de nenhum produto “obrigatório” e, que, sabendo de suas necessidades, você fará as melhores escolhas.

Mito da imagem feminina 2: Certos corpos são mais bonitos que outros

mito 2: certos corpos são mais bonitos que os outros blog carol de oliveira

A indústria de moda e beleza historicamente sempre promoveu alguns corpos como ideias a serem alcançados, para obter a aceitação e o amor.

Esse mito da imagem feminina é altamente prejudicial, pois leva muitas mulheres a acreditar que seus corpos não são adequados e que precisam ser transformados. Quanta dor há no coração da mulher que se vê inadequada e não sabe apreciar sua beleza.

A ideia de uma silhueta ideal, de uma altura ideal, largura ideal, assombram as mulheres que veem em suas medidas um motivo de sofrimento e desgosto.

A realidade é que beleza feminina existe em diferentes formas e tamanhos. Cada corpo tem sua maneira de brilhar.

Aceitar sua imagem como ela é, é o primeiro passo e o mais certeiro, para tomar as melhores decisões e sentir-se segura de sua imagem. Não se torne refém das opiniões. Aprenda ter opinião própria sobre sua imagem.

Mito da imagem feminina 3: Ser feminina significa usar maquiagem e roupas específicas:

Mito 3: Ser feminina significa usar maquiagem e roupas específicas blog carol de oliveira

A noção de que apenas certos estilos e maquiagens definem o que é “feminino” é mais um mito disseminado pela indústria. Por mais que preguem aceitação, os que são diferentes do que está sendo “aceito” na época, é visto com desdém, como antiquado.

Existem infinitas formas de expressar a feminilidade, e ela não está restrita a maquiagens pesadas ou roupas “delicadas”. Essa concepção limita a expressão pessoal e leva as mulheres a buscar uma identidade visual que muitas vezes não reflete sua própria identidade, causando ainda mais insegurança e desconforto sobre quem se é.

Ser feminina pode significar muitas coisas e se manifestar em diferentes estilos, comportamentos e modos de ser. Algumas mulheres se sentem confortáveis ​​com estilos casuais e despojados, enquanto outras preferem um estilo mais clássico ou elegante. O que realmente importa é o conforto com quem se é e a diversão na expressão pessoal.

Mito da imagem feminina 4: Tendência é algo que todos devem seguir

Mito 4: Tendência é algo que todos devem seguir blog carol de oliveira

O conceito de que devemos seguir as últimas tendências para estar “na moda” é um mito amplamente promovido, de forma direta ou indireta, por muitas marcas.

Esse mito distorce o senso de identidade, fazendo com que as mulheres acreditem que estarão bem vestidas e bonitas, somente se estiverem fazendo o que todas as outras fazem.

Ter um estilo próprio é a melhor maneira de garantir o conforto de estar de acordo com sua própria identidade, trazendo conforto e segurança aos que te cercam, por eles também perceberem quem você realmente é e que há coerência entre personalidade e visual.

Como esses mitos sobre imagem feminina afetam a autoimagem feminina

Como esses mitos sobre imagem feminina afetam a autoimagem feminina blog carol de oliveira

Esses mitos da imagem feminina são capazes de gerar insegurança, comparação e até mesmo ansiedade em relação à própria aparência. Nunca se sabe se está realmente bem, se está sendo bem vista pelsos outros, gerando estresse para lidar com as demais tarefas.

Ao acreditar que existe um ideal a ser alcançado, muitas mulheres passam a duvidar de sua própria beleza e se sentem pressionadas a mudar constantemente sua imagem para se encaixar. Isso cria uma insatisfação contínua, pois, como os padrões são variáveis ​​e inatingíveis, a busca pela “imagem ideal” nunca é completamente satisfeita.

A indústria entende o impacto que esses mitos têm sobre a autoestima e utiliza isso para manter os consumidores em busca de uma validação externa. Reconhecer essa dinâmica ajuda a quebra o ciclo de insegurança e o cultivo de uma imagem própria, livre de expectativas por terceiros.

Por que a indústria de beleza e moda criam esses mitos sobre a imagem feminina?

porque a indústria de moda cria esses mitos blog carol de oliveira

Existem na indústria boas marcas, boas pessoas, que realmente acreditam no que fazem e proporcionam bem-estar às pessoas. Porém, infelizmente, existe uma parte que se alimenta de gerar insatisfação crônica sobre quem se é, para então, promover uma falsa liberdade, através do consumo daquele produto que, em geral, as celebridades estão promovendo.

Ao criar e perpetuar mitos, ela consegue promover um consumo e inconsequente, pois as pessoas acreditam que precisam dos produtos atuais para se sentirem bem. Mas, não é raro que o bem-estar passe junto como o pagamento, se tornando outra frustração, pela dívida adquirida por cause de algo que nem gosta tanto.

Esse sistema se mantém da insegurança e da insatisfação criada a cada tendência nova que surge. Apesar disso, ainda existem marcas fieis a um conceito, que ajudam no consumo personalizado e consciente.

Esse ciclo de consumo beneficia alguns, mas prejudica a saúde emocional e financeira de muitas mulheres, que estão sempre em busca de vestir e usar aquilo que ouviu dizer que é ideal para afinar, alngar, estar atual, está mais baixa, etc,.

Ao entender essa dinâmica, fica mais fácil tomar decisões conscientes sobre onde investir e como construir uma imagem que não depende de validações comerciais. O autoconhecimento te permite assumir o controle sobre suas próprias opniões quanto ao que deve, ou, não, usar.

Como construir uma imagem pessoal autêntica, longe dos mitos sobre a imagem feminina

Como construir uma imagem pessoal autêntica, longe dos mitos sobre a imagem feminina blog carol de oliveira

A primeira etapa para construir uma imagem autêntica é o autoconhecimento.

É importante refletir sobre quem você é e o que deseja expressar por meio de sua aparência, sem se deixar influenciar pelos mitos espalhados por aí. Algumas ferramentas práticas para você aplicar:

  1. Busque referências que tenham a ver com sua personaldidade : Procure se inspirar em pessoas e estilos que realmente fazem sentido para você. Prefira referências que valorizem seu estilo de vida.
  2. Defina o que significa feminilidade, para você: A feminilidade é algo que pode ser percebido de forma diferente, mesmo que tenha nuances parecidas entre as mulheres que compartilham dos mesmos valores. Defina o que feminilidade significa em sua vida e como ela se manifesta no seu estilo e cuidados.
  3. Invista no que faz sentido: Ao invés de seguir as últimas tendências ou consumir produtos por pressão, invista em itens que realmente ressoam com sua personalidade e necessidades. Leia s posts do blog sobre estilo para aprender sobre você.
  4. Pratique a autocompaixão: Você está nurma jornada. Seja gentil com sua pessoa ao entender que você está num processo e que com calma e atenção a si mesma, as coisas mudarão progressivamente.
  5. Encontre seu próprio estilo : Um estilo pessoal sólido é aquele que traz confiança e conforto, pois está baseado em quem você é e em seu estilo de vida.

Conclusão:

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Você não precisa ir contra as marcas e a indústria para encontrar e definir sua própria beleza e estilo. Necessário é que você se conheça e desenvolva sua percepção sobre sua vida, sobre suas escolhas, para que compre de forma consciente, pelas suas próprias necessidades e desejos, que estão de acordo com quem você é e com seu estilo de vida.

Sair do escuro sobre sua imagem te ajudará a dominar, em vez de ser dominada.

Se este conteúdo ajudou você a refletir sobre sua imagem e os mitos impostos pela indústria, compartilhe-o com outras mulheres que também podem se beneficiar dessa leitura! E não deixe de me seguir nas redes sociais para mais conteúdos sobre autoimagem, feminilidade e confiança feminina.

Com carinho, Carol.

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Carolina Oliveira

Consultora de Imagem e Estilo

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