A linguagem secreta das cores é um dos pilares mais importantes na construção da imagem, por se tratar de algo intuitivo, que afeta diretamente as emoções de quem percebe as cores.
Mesmo que as cores tenham significado cultural diferente, mudando de povo para povo, elas têm um efeito secreto, que influencia percepção e comportamento.
Entender a importância das cores é o primeiro passo para não se tornar “refém” das cores. É sobre isso que vamos falar no post de hoje,
A linguagem secreta das cores, o que as cores significam
As cores podem simbolizar significados diferentes, mudando de cultura para cultura. Entender os contextos das cores em diferentes culturas irão te prevenir de fazer escolhas equivocadas em culturas e situações diferentes.
Embora as cores sejam símbolo para diferentes significados em diferentes culturas, a neurociência nos mostra que as ondas de cores provocam reações emocionais diferentes. Esse é o ponto de nossa conversa.
Como as cores influenciam a percepção dos outros: a linguagem secreta de cada situação
As cores são ondas de luz com diferentes comprimentos. Cada onda, ou seja, cada cor, tem tamanho diferente que correspondem a emoções diferentes. As cores são percebidas pela visão, e “atingem” a parte do cérebro responsáveis pelas emoções, provocando reações.
As cores quentes terão resposta estimulante e energética. Já as cores frias, tem poder calmante, tranquilizante e de harmonia.
Sendo as cores provocadoras de emoções, elas têm uma linguagem secreta, própria de cada cor, para além da nossa percepção cognitiva. Desta forma, devemos sempre levar em consideração que a cor, junto às formas, que também tem comunicação própria, irão então criar uma impressão profunda e emocional a respeito do objeto, ambiente ou pessoa observada.
Cores para diferentes contextos: ambientes diferentes, linguagens diferentes
Entendendo que as cores tem comunicação própria, devemos entender que cada ambiente terá um contexto específico, que precisará de cores que harmonizam com esse ambiente, tanto na decoração, quanto no dress code. Cada ambiente terá sua própria linguagem.
Ambientes mais formais pedem cores mais sóbrias. Mas, atenção, você não precisa estar de bege para estar formal. Você pode usar cores frias e escuras, ou, claras, combinando e alternando a comunicação do estilo escolhido. O horário, o local, o tipo de evento também vão determinar quais as cores mais indicadas, se mais claras ou mais escuras.
O público também deve ser levado em consideração. Saber o público é essencial para se acertar na cor. Quem são as pessoas que irão te ver e quem você deve ser para elas?
Ser a pessoas certa para quem espera algo de você é um serviço às pessoas. Mas, é claro, ser, é algo que vem de dentro e deve ser refletido na roupa e, não, o contrário.
Assim como a tzniut (modéstia) é um estilo de vida, o que vestimos só poderá ser percebido com bons olhos, se for fiel ao que existe por dentro. Daí vem a verdadeira beleza interior.
Externar ser algo que não é apenas irá causar confusão e decepção nas pessoas, em “seu público”.
Cuidar de sua imagem deve ser visto não apenas como uma atividade de “vaidade”, mas como um bem que pode ser feito aos outros. Se você é jovem e fala para jovens, como irá se conectar com elas? Como elas sentiram empatia de sua parte?
Da mesma forma, como uma pessoa que precisa sentir confiança e seriedade em você, irá perceber esses sentimentos em você, caso esteja transmitindo inocência ou muita casualidade?
As cores têm o poder de dar o tom, ou equilibrar, ou enfatizar as informações do look e da personalidade. Elas podem influenciar com fortes impressões e sentimentos a respeito do que foi visto.
Se quiser saber mais sobre esse assunto, leia meu post sobre psicologia das cores, aqui.
Como escolher as cores certas para sua imagem pessoal:
As cores certas para sua imagem pessoal tem que ter a ver com você, com a natureza de seu trabalho e com o que as pessoas esperam de você.
Na consultoria de imagem você pode ter alguém que pense nestes detalhes para você, te ajudando não apenas encontrar suas próprias cores com o teste de Coloração pessoal, como também fazendo indicações das melhores cores, dentro de sua cartela, de acordo com seu objetivo de imagem, sua personalidade e pessoas que lida diretamente, seu público.
Se você deseja se aprofundar neste conteúdo, sugiro a leitura do livro “Psicologia das Cores”. Adquira o livro clicando aqui.
A partir de hoje, olhe para sua roupa e as cores que escolhe com atenção e sempre reflita os pensamentos que te vem a mente, os sentimentos que tem ao se ver e julgue se esses sentimentos estão condizentes com o que deseja que as pessoas percebam de você.
O primeiro passo, é, como sempre falo, a percepção sobre si, dos sentimentos reais que tem ao se ver, para poder cada dia mais, está satisfeita com o que vê de si.
Espero que tenha gostado deste post.
Com carinho, Carol.